A Escola de Saúde Pública de Mato Grosso (ESP-MT), ligada à Secretaria de Estado de Saúde, promove nesta segunda-feira (16) o encontro online “Re-configurando o ato de aprender e ensinar”, voltado a profissionais da saúde, estudantes e demais interessados. O evento terá início às 14h e dará direito a certificação para os participantes.
As 200 primeiras inscrições garantirão acesso pela plataforma Google Meet, e os demais poderão acompanhar a transmissão pelo canal da ESP no YouTube.
Com duração prevista de três horas, o encontro discutirá a prática docente no Sistema Único de Saúde (SUS), destacando o papel dos profissionais de saúde como agentes de transformação. A mediação será feita por Juarez Roda Junior, superintendente em substituição da ESP, e Raquel Arévalo, coordenadora de Gestão Pedagógica da instituição. O convidado especial é o professor Bruno Olivatto, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), pedagogo e doutor em Educação.
Durante o evento, será lançada a nova trilha formativa à docência no SUS, composta por quatro cursos autoinstrucionais:
“A Política de Educação Permanente em Saúde e a ESP” (20h)
“A docência no SUS: caminhos possíveis ao ato de ensinar pela ESP” (30h)
“Nas trilhas da aprendizagem criativa para os docentes da ESPT” (40h)
“Processo de avaliação da aprendizagem” (10h)
Os cursos poderão ser realizados individualmente ou como uma formação completa de 100 horas. As inscrições estarão abertas após o encerramento do encontro, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem da ESP.