Foto: REPRODUÇÃO/MPMT
Quarta, 07 de dezembro de 2022 - 09:52:21
Escola é evacuada após alunos serem intoxicados por agrotóxico
MATO GROSSO
As aulas foram retomadas nesta segunda-feira (5)

A Escola Municipal Silvana, localizada na zona rural de Sinop precisou ser evacuada na última sexta-feira (2) após uma possível intoxicação causada pelo uso de agrotóxico nas lavouras ao entorno da unidade. Alunos que apresentaram alguns sintomas receberam atendimento médico, ficaram em observação no final de semana e voltaram às aulas nesta segunda-feira (5).

De acordo com as informações apuradas pelo GD, a escola é responsável pela formação do Básico e Fundamental e conta com estudantes de 4 a 10 anos. O mal-estar começou a ser percebido logo após a aplicação de um produto, que aconteceu cerca de 90 metros da unidade escolar.

Em seguida, com orientação, a direção da escola comunicou os pais e responsáveis. Os alunos, que não apresentaram sintomas, foram levados para casa em um ônibus da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura. Outros aguardaram isolados na escola até os pais chegarem.

Secretaria de Saúde afirmou que ficou em prontidão, em regime especial, para atender os estudantes, professores e servidores da unidade. O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) foi informado sobre o caso.

Em fiscalização no local, foi constatado que o produto foi utilizado de maneira correta, obedecendo a distância determinada em decreto (90 metros) e que não havia risco de contaminação no ambiente. As aulas foram retomadas nesta segunda-feira (5).

Veja abaixo a nota da prefeitura:

"A Prefeitura de Sinop esclarece que o caso ocorreu na última sexta-feira (02), na Escola Municipal de Educação Básica Silvana, localizada na zona rural. Logo quando a direção da unidade identificou a situação, já tomou as medidas necessárias quanto ao ocorrido.

Imediatamente, a direção da escola também comunicou os pais e responsáveis dos alunos e a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura, que direcionou um ônibus para levar os estudantes até suas casas, visto que não apresentavam sintomas. Alguns alunos que não utilizam o transporte escolar, permaneceram dentro da unidade, em um ambiente seguro, até que os pais ou responsáveis os buscassem.

A Secretaria de Saúde também foi acionada, que por sua vez,  comunicou a Unidade de Pronto Atendimento e a Policlínica Menino Jesus para que equipes médicas permanecessem de prontidão, em regime especial, caso houvesse necessidade de atendimentos à alunos, professores ou outros servidores da unidade escolar.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, assim que foi acionada, imediatamente comunicou o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (INDEA), órgão estadual responsável por ocorrências dessa natureza, para que verificasse o ocorrido e tomasse as providências necessárias junto aos responsáveis pela aplicação do produto, que ocorreu fora do ambiente da unidade escolar.

Vale ressaltar que, segundo comunicação do órgão responsável, Indea, no local foi constato que a aplicação ocorreu na distância correta, preconizada em Decreto Estadual, acima de 90 metros, e que não haveria risco de contaminações no ambiente, visto que não houve contato direto do produto com a escola.

As aulas foram retomadas nesta segunda-feira (5), normalmente, sem nenhum novo registro de aplicação de material tóxico nos arredores da unidade ou qualquer sintoma por parte de alunos e servidores.

A Prefeitura permanece acompanhando o caso e dando todo o suporte necessário."

Texto/Fonte: Gazeta Digital