Foto: Redação com Decom
Quinta, 28 de março de 2024 - 14:32:48
Escola Municipal Vila Bela promove ação coletiva contra a dengue em Sorriso
Escola Municipal Vila Bela promove ação
Coletiva contra a dengue em Sorriso

Alunos da Escola Municipal Vila Bela, em parceria com a equipe de Agentes de Endemias do Município, realizarão nesta quinta-feira (28) uma mobilização comunitária para conscientização e prevenção contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. A iniciativa visa envolver toda a comunidade escolar em uma operação contra a proliferação dessas doenças.

A Escola Municipal Vila Bela, em Sorriso, estará empenhada em uma importante ação coletiva de combate à dengue nesta quinta-feira (28). Em parceria com a equipe de Agentes de Endemias do Município, a escola promoverá uma série de atividades com o objetivo de conscientizar e prevenir a comunidade escolar sobre os riscos representados pelo mosquito Aedes aegypti.

A programação terá início às 13h30, com a apresentação de uma peça teatral educativa sobre a dengue, seguida pela exibição de vídeos informativos sobre a doença. Durante o evento, os profissionais estarão disponíveis para mostrar aos alunos larvas do mosquito através de um microscópio, visando a identificação e sensibilização sobre a importância da prevenção.

O encerramento da ação será marcado por uma blitz educativa em frente à escola, coincidindo com o Dia “D” estadual de combate à dengue. A secretária de Educação, Lúcia Drechsler, ressalta a importância do engajamento dos educadores nessa iniciativa, especialmente diante do aumento de casos na região.

“Estamos enfrentando um cenário preocupante em nosso município, e é fundamental que todos, incluindo os professores, se unam nessa batalha contra a dengue. É uma missão de conscientização para proteger nossos alunos e colaboradores”, destaca a secretária.

Além das atividades promovidas pela escola, é essencial que a população adote medidas simples no dia a dia para prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti:

  • Retirar os pratinhos nos vasos de plantas e fazer furos nos vasos para vazar a água;
  • Colocar terra ou areia até a borda nos vasos;
  • Manter a caixa d’água fechada;
  • Retirar embalagens plásticas ou celofane usados em flores e arranjos naturais e de plástico;
  • Não deixar recipientes como copos, garrafas, embalagens ou sacos plásticos pelo quintal;
  • Descartar o lixo somente em lugares adequados;
  • Verificar a situação das calhas da residência;
  • Utilizar repelentes como medida de proteção individual.
Texto/Fonte: Fonte: Helen Oliveira/ MTUOL com informações da Redação com Decom