Começam nesta segunda-feira (14) as inscrições para o processo seletivo de novos alunos nas cinco unidades da Escola Estadual Militar Dom Pedro II, em Mato Grosso. O edital disponibiliza 985 vagas para o ano letivo de 2026, distribuídas entre os municípios de Alta Floresta, Barra do Garças, Colíder, Cuiabá e Rondonópolis.
As inscrições vão até 23 de julho e podem ser realizadas presencialmente nas unidades escolares ou de forma online, por meio do formulário eletrônico no site da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
As escolas militares, criadas por meio de parceria entre a Seduc e o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), são conhecidas por aliarem disciplina militar e excelência pedagógica, oferecendo uma formação baseada em valores éticos, cívicos e alto desempenho acadêmico.
O processo seletivo ocorrerá por meio de uma prova objetiva no dia 5 de outubro de 2025, com caráter classificatório e eliminatório. Os candidatos serão aprovados conforme a nota e a ordem de classificação dentro do número de vagas. Os demais formarão cadastro de reserva e poderão ser convocados conforme a disponibilidade futura.
As 985 vagas disponíveis seguem a seguinte distribuição:
55% para ampla concorrência;
20% para estudantes de famílias com renda de até quatro salários mínimos;
20% para filhos e dependentes legais de policiais militares e bombeiros militares de Mato Grosso;
5% para o público-alvo da Educação Especial (PAED).
Abaixo, a quantidade de vagas por unidade:
Alta Floresta – Escola Dom Pedro II Tenente-Coronel PM Evandro Dias de Souza: 150 vagas
Barra do Garças – Escola Dom Pedro II Deputado Norberto Schwantes: 66 vagas
Colíder – Escola Dom Pedro II 2º Tenente BM Kleiber Rodrigues Alves: 224 vagas
Cuiabá – Escola Dom Pedro II Presidente Médici: 340 vagas
Rondonópolis – Escola Dom Pedro II André Antônio Maggi: 205 vagas
O edital completo, critérios de seleção, conteúdo programático da prova e link para inscrição estão disponíveis no portal oficial da Seduc-MT.