Foto: REPRODUÇÃO
Sábado, 16 de março de 2024 - 16:56:02
Estatísticas Criminais: Mato Grosso Apresenta Leve Declínio de 1% nos Homicídios em 2023"
ANÁLISE CRIMINAL
A coleta de dados abrangeu 15 regiões distintas de Mato Grosso. A região de Sinop liderou as estatísticas, com 142 ocorrências ao longo do ano, incluindo municípios como Tapurah, Itanhangá, Feliz Natal e Nova Ubiratã. Em segundo lugar, Nova Mutum registro

Em 2023, Mato Grosso testemunhou uma leve diminuição de 1% nos casos de homicídios dolosos, conforme dados divulgados pelo Painel de Estatísticas Criminais da Secretaria de Segurança Pública do Estado (Sesp-MT). No total, foram registrados 919 casos, em comparação com os 923 casos ocorridos em 2022.

A coleta de dados abrangeu 15 regiões distintas de Mato Grosso. A região de Sinop liderou as estatísticas, com 142 ocorrências ao longo do ano, incluindo municípios como Tapurah, Itanhangá, Feliz Natal e Nova Ubiratã. Em segundo lugar, Nova Mutum registrou 94 casos, seguido pela região de Várzea Grande, com 86 ocorrências.

Destacou-se em 2023 a "Chacina de Sinop", ocorrida em fevereiro, que atraiu atenção nacional após um confronto em um bar resultar em sete assassinatos, incluindo seis adultos e uma adolescente de 12 anos.

Além disso, o estado registrou 15 casos de latrocínio, representando uma redução de 51% em relação a 2022, indicando roubos seguidos de morte.

Em relação aos crimes contra mulheres, foram registrados 57 homicídios e 46 feminicídios ao longo do ano. Mato Grosso liderou o ranking nacional em número de feminicídios registrados, conforme dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

Texto/Fonte: REDAÇÃO