Uma equipe da Universidade de Göttingen, na Alemanha, identificou um fenômeno inédito: metais preciosos como ouro, ródio, platina e rutênio estão escapando do núcleo da Terra para a superfície, transportados por rochas vulcânicas. A descoberta foi possível graças a novas técnicas de análise isotópica que detectaram concentrações incomuns de rutênio-100 em lavas do Havaí, isótopo mais comum no núcleo terrestre do que no manto.
Segundo os cientistas, esse vazamento ocorre lentamente e tem origem na fronteira entre o núcleo metálico e o manto rochoso, a cerca de 2.900 km de profundidade. As rochas vulcânicas havaianas seriam evidência de que parte desse material chega até a superfície por meio do magma.
A pesquisa sugere que o núcleo da Terra não é tão isolado quanto se pensava e que os chamados elementos siderófilos, que migraram para o interior da Terra na sua formação, ainda estão retornando lentamente à crosta.
Apesar de não haver viabilidade comercial para extrair esses metais diretamente do núcleo, o estudo abre novas perspectivas sobre a dinâmica interna da Terra e levanta hipóteses sobre processos semelhantes ocorridos no passado.
“Encontramos literalmente ouro”, afirmou o geoquímico Nils Messling, líder da pesquisa.
“Essas descobertas mudam nossa visão sobre a evolução geológica do planeta”, acrescentou o coautor Matthias Willbold.