Foto: 04/04/2022REUTERS/Leah Millis
Segunda, 30 de maio de 2022 - 14:04:59
EUA não enviarão à Ucrânia sistema de mísseis capaz de atingir Rússia, diz Biden
GUERRA

Os Estados Unidos não enviarão sistemas de mísseis à Ucrânia que possam atingir o território russo, disse o presidente Joe Biden nesta segunda-feira (30).

A declaração veio após relatos de que o governo americano estava se preparando para enviar sistemas avançados de foguetes de longo alcance a Kiev para a luta contra a Rússia.

“Não vamos enviar para a Ucrânia sistemas de mísseis” que possam atingir a Rússia, pontuou Biden a repórteres depois de voltar à Casa Branca após um fim de semana em Delaware.

Autoridades ucranianas buscaram um sistema de longo alcance chamado “Multiple Launch Rocket System”, ou Sistema de Lançamento Múltiplo de Foguetes, em tradução livre, que pode disparar uma enxurrada de mísseis a centenas de quilômetros de distância.

CNN e o Washington Post relataram na sexta-feira (27) que o governo Biden estava inclinado a enviar esse e outro sistema, o Sistema de Foguetes de Artilharia de Alta Mobilidade, conhecido como HIMARS, como parte de um pacote de ajuda militar maior para a Ucrânia.

Não ficou claro a qual sistema Biden estava se referindo em suas observações.

O governo ucraniano pediu ao Ocidente que forneça mais armas de longo alcance para virar a guerra, agora em seu quarto mês. Autoridades dos EUA disseram que tais sistemas de armas estão sendo considerados.

Texto/Fonte: CNN BRASIL