Foto: Secom-MT
Thursday, 21 de August de 2025 - 16:50:06
Evento online abordará monitoramento de produtos sob controle da Vigilância Sanitária
LACEN-MT PROMOVE WEBINAR SOBRE VIGILÂNCIA LABORATORIAL DE PRODUTOS SANITÁRIOS

O Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso (Lacen-MT), vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES), realizará nesta sexta-feira (22.8), das 9h às 12h, um webinar sobre Vigilância Laboratorial de Produtos Monitorados pela Vigilância Sanitária. A transmissão será feita pelo Zoom.

O encontro faz parte do quinto episódio da série mensal Conexão LAB, que aborda temas estratégicos de vigilância laboratorial. O objetivo, segundo a diretora do Lacen, Elaine de Oliveira, é fortalecer a integração entre serviços laboratoriais e a Vigilância em Saúde, aprimorando o conhecimento técnico-científico, as metodologias analíticas, os fluxos interinstitucionais e o monitoramento de surtos no Estado.

“Essa integração promove uma atuação mais eficaz da Secretaria de Estado de Saúde no enfrentamento das emergências de saúde pública”, destacou Elaine.

O webinar contará com palestras de especialistas como Priscilla Consigliero, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Marcos Roberto Dias, coordenador de Vigilância Sanitária Estadual, e Elisângela Pereira, técnica de análises de microbiologia de alimentos e produtos do Lacen. A diretora Elaine de Oliveira será a moderadora do evento.

O Conexão LAB é composto por oito episódios mensais, que abordam temas de relevância para a Vigilância Laboratorial, definidos conforme a logística de diagnóstico e a demanda de encaminhamento das amostras. Até o momento, a série já tratou de arbovírus como dengue, zika e chikungunya, vírus respiratórios, sarampo, rubéola e tuberculose.

O Lacen, referência em análises de Vigilância em Saúde desde 1975, oferece serviços a todos os municípios de Mato Grosso via Sistema Único de Saúde (SUS), disponibilizando exames de sorologia, biologia molecular, microbiologia clínica, microbacteriologia, entre outros.

Texto/Fonte: Secom MT