Foto: Reprodução
Thursday, 06 de November de 2025 - 16:02:20
Ex-deputado Paulo Frateschi morre após ser esfaqueado pelo filho em São Paulo
LUTO NO PT

O ex-deputado estadual e ex-presidente do PT paulista, Paulo Frateschi, morreu nesta segunda-feira (4) após ser atacado com uma faca pelo próprio filho, Francisco, na Zona Oeste de São Paulo. Ele chegou a ser socorrido ao Hospital das Clínicas, mas não resistiu aos ferimentos. O agressor foi detido pela Polícia Militar e encaminhado ao 91º Distrito Policial, no Ceasa.

Segundo informações da PM, Francisco teria sofrido um surto antes de atacar o pai dentro da residência da família, localizada na Rua Ponta Porã, no bairro da Lapa. Ele também agrediu a mãe, que tentou intervir e sofreu ferimentos leves. A mulher foi atendida e não corre risco de vida.

Os policiais que atenderam a ocorrência relataram que encontraram Frateschi com ferimentos na cabeça e no braço. O local foi isolado para perícia da Polícia Técnico-Científica, conforme informou a Secretaria da Segurança Pública (SSP).

Amigo pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Frateschi foi uma figura histórica no Partido dos Trabalhadores e teve papel ativo na militância petista desde os anos 1980. Em nota oficial, o PT lamentou a perda:

“É com profunda tristeza que comunicamos o falecimento do ex-presidente do PT Paulista e ex-deputado estadual Paulo Frateschi, companheiro e dedicado militante do nosso partido. Sua trajetória foi marcada pela coragem, integridade e compromisso com um país mais justo”, diz o comunicado.

A morte de Frateschi causou comoção entre colegas de partido e integrantes do governo. O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, afirmou nas redes sociais que recebeu “com consternação” a notícia da tragédia. Já o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, descreveu Frateschi como “referência de compromisso público e político no Brasil”. O deputado estadual Emídio de Souza disse estar “devastado” com o ocorrido.

Paulo Frateschi já havia enfrentado outras tragédias familiares: ele perdeu dois filhos em acidentes de carro — Pedro, em 2002, aos 7 anos, na Rodovia Carvalho Pinto, e Júlio, em 2003, aos 16 anos, na Rodovia Rio-Santos, entre Paraty e Angra dos Reis.

A Polícia Civil investiga o caso e deve definir nas próximas horas as medidas legais contra Francisco Frateschi, que segue detido.

Texto/Fonte: G1