Foto: Reprodução/RBS TV
Thursday, 04 de September de 2025 - 16:40:19
Ex-secretária em Canoas (RS) é investigada por eutanásia irregular de cães e uso de animais para arrecadar doações
???? SUSPEITA DE FRAUDE COM DOAÇÕES E MAUS-TRATOS

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul apura denúncias de que a ex-secretária de Bem-Estar Animal de Canoas, Paula Lopes, teria usado cães doentes para pedir doações via PIX e, em seguida, realizado eutanásias em excesso. Em oito meses, cerca de 240 animais foram mortos.

Durante a operação, agentes encontraram cães e gatos mortos em freezers da secretaria e R$ 100 mil em espécie na casa da ex-gestora, exonerada em agosto. Ela é investigada por estelionato e maus-tratos.

Uma das pessoas que é alvo da investigação estaria resgatando cães e usando os animais na internet para pedir doações via PIX. Depois, eles eram eutanasiados usando a estrutura da secretaria (saiba mais abaixo).

"O que nós observamos e colhemos de indícios é de que ocorria ali uma matança desmedida de cães. O motivo? Ganho financeiro de uma das investigadas. Identificamos que ela, que tinha cargo de gestão, recolhia animais doentes na rua, postava em suas redes sociais para pedir depósitos via PIX a título de tratamento e, depois de um tempo, esses animais simplesmente sumiam", disse.

A apuração também mira irregularidades no tratamento de gatos, que eram mantidos em contêineres, além do transporte clandestino de restos mortais. A prefeitura afirmou colaborar com as investigações e abriu processo interno.

Texto/Fonte: G1