Foto: Reprodução
Quarta, 01 de junho de 2022 - 16:21:22
Família cria vaquinha online para pagar cirurgia de correção do crânio de filho recém-nascido em MT
PEDIDO DE AJUDA

O bebê recém-nascido Pedro Breda Rodrigues Diniz nasceu com uma deformação no crânio chamado de craniostenose, uma condição que impede o cérebro de crescer naturalmente a medida que a criança se desenvolve. Para tentar corrigir, a família criou uma vaquinha online para conseguir dinheiro para pagar uma cirurgia antes do bebê completar seis meses de vida.

Se a operação for feita nesse intervalo de tempo, a possibilidade de sequelas diminui significativamente. Por isso, a família não quis esperar na longa fila do Sistema Único de Saúde (SUS) e tenta arrecadar fundos para uma cirurgia particular.

A vaquinha tem uma meta em arrecadar R$ 200 mil para a cirurgia de Pedro. Até esta quarta-feira (1º), o valor era de R$ 47.314,50.

A família vive em Lucas do Rio Verde, no médio norte do estado, mas Pedro nasceu em Sorriso, no município vizinho, no dia 11 de abril deste ano. Segundo pai dele, Elias Diniz, o casal percebeu algumas marcas diferentes na cabeça de Pedro, o que acendeu um alerta.

Condição rara

 

Segundo o diagnóstico, Pedro possui uma deformação rara com duas suturas fechadas no cérebro. As suturas são articulações no crânio que precisam estar abertas para que o cérebro se acomode e cresça normalmente. Com os dois espaços fechados, a condição em que Pedro se encontra impossibilita o desenvolvimento adequado desse órgão.

A única saída para reverter o quadro é através de uma cirurgia feita ainda nos primeiros meses de vida para que ele não tenha sequelas permanentes. Essa é a principal preocupação da família no momento.

De acordo com os pais dele, caso o dinheiro arrecadado para a vaquinha da cirurgia ultrapasse a meta ou eles consigam uma vaga no SUS, eles pretendem destinar o valor para instituições com atendimento a crianças necessitadas.

 

 

"Logo no nascimento suspeitamos do formato da cabeça dele, testa um tanto oval, com duas marcas profundas na laterais da cabeça, iniciando a partir dos olhos", disse.

 

Pedro Diniz aguarda por uma cirurgia e família mobiliza uma vaquinha para custear a operação — Foto: Arquivo pessoal

Pedro Diniz aguarda por uma cirurgia e família mobiliza uma vaquinha para custear a operação — Foto: Arquivo pessoal

A mãe do bebê, Priscilla Breda, também contou que tiveram um acompanhamento médico pediatra nos primeiros dias, mas que foram informados que aquele formato na cabeça "voltaria ao normal" e que "as marcas existiam porque o bebê estava encaixado". Os pais, no entanto, não se convenceram.

 

"Não nos conformamos com a explicação. Então, voltamos para nossa cidade, Lucas do Rio Verde, e conseguimos encontrar um neurocirugião pediatra que vem de Curitiba e atende uma vez por mês aqui. Isso foi na primeira semana de vida do Pedro", afirmou.

 

Segundo os pais, o filho passou por uma tomografia e, após 30 dias, o diagnóstico de craniostenose foi confirmado.

Pedro é o caçula da família. Eles ainda têm outros dois filhos, um menino de dois e uma menina de 13 anos.

Texto/Fonte: G1 MT