Foto: Pedro Ivo
Thursday, 07 de August de 2025 - 16:36:23
Feiras culturais movimentam Cuiabá, Tangará da Serra e Nossa Senhora do Livramento neste fim de semana
INCENTIVO À ECONOMIA CRIATIVA EM MT

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) segue promovendo o fortalecimento da economia criativa em Mato Grosso por meio do edital MT Criativo – Feiras de Economia Criativa e/ou Solidária, que nesta semana viabiliza mais três eventos em diferentes cidades do estado: Cuiabá, Tangará da Serra e Nossa Senhora do Livramento.

Em Cuiabá, a “Feira Arte de Mato Grosso” acontece nesta sexta-feira (8), a partir das 18h, no Parque da Nascente, no bairro Morada do Ouro. Com cerca de 30 expositores, o evento é organizado pelo Instituto Elevar e oferece ao público produtos de artesanato, acessórios e comidas típicas, em um espaço padronizado. Karine Mattos, representante do instituto, destaca que o projeto busca garantir oportunidades de exposição e venda para pequenos e médios empreendedores, muitas vezes dependentes dessas feiras como fonte principal de renda.

Já em Tangará da Serra, ocorre a feira “Arte, Cultura e Terra – Um Bem Viver Sustentável”, nesta sexta e sábado (8 e 9), com programação no Centro Cultural Pedro Alberto Tayano Filho e na Praça Antônio Alves Duarte. O evento traz oficinas, apresentações culturais e exposição de produtos da agricultura familiar, economia solidária, cultura indígena e gastronomia regional. A estrutura inclui acessibilidade arquitetônica, intérprete de Libras e um espaço sensorial voltado a pessoas neurodivergentes. A entrada é gratuita.

No domingo (10), a comunidade Quilombola Mata Cavalo, em Nossa Senhora do Livramento, recebe a segunda edição da “Feira Quilombola Dona Fia”, das 7h às 15h, no Espaço Cultural de Todas as Fias, no Km 26 da MT-060. Mulheres da comunidade apresentam seus saberes por meio de artesanatos, culinária e plantas medicinais, em um ambiente que valoriza a ancestralidade. A feira homenageia Antônia Casseimira Pinto, a Dona Fia, referência de força coletiva e empreendedorismo popular.

As três feiras fazem parte das ações previstas pelo edital MT Criativo, que conta com financiamento da Lei Paulo Gustavo (LPG). Ao todo, foram destinados R$ 2 milhões para apoiar eventos em formato de feira em todo o estado, fortalecendo a produção cultural, os saberes tradicionais e os pequenos negócios criativos.

Texto/Fonte: Secom MT