A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) promoveu a soltura branda de um casal de antas em uma área credenciada em Santo Antônio de Leverger, visando estimular a reprodução da espécie. A fêmea, chamada “Consuelo”, foi resgatada há mais de um ano na BR-163 ainda filhote e recebeu cuidados veterinários e nutricionais no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Lucas do Rio Verde antes de ser transferida para a Área de Soltura de Animais Silvestres (Asas) da Fazenda São Benedito, em Jangada, para aclimatação.
O macho, “Chico”, foi encontrado em Colniza no dia 31 de julho deste ano, em período reprodutivo e apresentando comportamento agressivo que oferecia risco à população. Inicialmente encaminhado à Reserva Ecológica Cunhataí-Porã, Chico perdeu a disputa por uma fêmea e foi tratado em clínica veterinária em Sorriso, recebendo alta recentemente.
Segundo Flávio Thiel, analista de Meio Ambiente da Sema, o casal foi colocado em uma área ampla com pasto e represa, em regime de soltura branda, e permanece monitorado pelos funcionários da fazenda. “A soltura ocorreu muito bem. A fêmea foi direto procurar água, e o macho ficou próximo a frutas que disponibilizamos. Ambos se mostraram tranquilos”, relatou Thiel.
A Sema orienta que crimes contra animais silvestres sejam denunciados à Ouvidoria Setorial pelos números (65) 3613-7398 e (65) 98153-0255 ou pelo e-mail [email protected] . Em caso de animais necessitando resgate, é recomendado acionar a Polícia Militar pelo 190 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193, garantindo a segurança do animal e do cidadão.