O feriado de Corpus Christi, que significa "Corpo de Cristo" em latim, é uma celebração da Igreja Católica em honra à Eucaristia. É uma oportunidade para os fiéis expressarem sua fé na presença real de Jesus Cristo na hóstia consagrada durante a Missa.
A origem desse feriado remonta ao século XIII, quando a religiosa belga Juliana de Mont Cornillon teve visões de Cristo pedindo por uma festa em honra do Santíssimo Sacramento. O Papa Urbano IV instituiu oficialmente a festa em 1264, após uma série de milagres que confirmaram a presença de Cristo na Eucaristia.
O feriado de Corpus Christi é celebrado 60 dias após a Páscoa, sempre em uma quinta-feira. Nas semanas que antecedem a data, ocorrem preparativos especiais, como a confecção de tapetes de serragem colorida ou flores nas ruas, por onde passará a procissão com o Santíssimo Sacramento.
A procissão é uma parte central das celebrações de Corpus Christi, onde os fiéis caminham pelas ruas levando a Eucaristia em procissão pública, geralmente seguida por missas solenes e momentos de adoração ao Santíssimo Sacramento.
Em resumo, o feriado de Corpus Christi é uma ocasião importante para os católicos reafirmarem sua fé na presença de Cristo na Eucaristia e celebrarem esse sacramento central da sua religião.