Foto: Reuters
Quinta, 09 de junho de 2022 - 21:35:50
Fertilizante tem alta de 350% e produtores de soja querem que empresas sejam investigadas
FERTILIZANTE

Preocupados com o aumento dos custos de produção, produtores de soja de Mato Grosso querem que as empresas de fertilizantes sejam investigadas e deem explicações para a alta dos preços do insumo. A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) informou ter pedido à Frente Parlamentar Agropecuária (FPA) que acione o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para avaliar o que tem sido praticado no mercado brasileiro.

"Sugerimos à Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) que acione o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), cobrando explicações das empresas sobre o reajuste no preço considerado pelo setor produtivo como “abusivo e inexplicável” ou mesmo como “formação de cartel”, ou seja, com intuito de gerar lucro às poucas indústrias que atuam no país”, afirmou o presidente da Aprosoja-MT, Fernando Cadore, em nota divulgada pela entidade no dia 26 de maio.

No comunicado, a Associação destaca que os preços dos fertilizantes subiram 350%, o que pode provocar riscos de desabastecimento. Para os sojicultores de Mato Grosso, esse aumento é inexplicável e não se justifica só pela alta dos preços de combustíveis.

REPORTAGEM COMPLETA

Texto/Fonte: GLOBO RURAL