Entre os dias 19 e 21 de agosto, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realiza uma capacitação voltada a professores de salas de recursos multifuncionais das escolas estaduais, abrangendo os 13 polos regionais de educação. O encontro acontece no Hotel Gran Odara, em Cuiabá, e tem como objetivo oferecer formação continuada, além de promover o compartilhamento de experiências, desafios e boas práticas na implementação do Atendimento Educacional Especializado (AEE).
O AEE é um serviço complementar à escolarização regular, destinado a alunos com deficiência, transtornos do espectro autista e altas habilidades/superdotação. A iniciativa busca superar barreiras, estimulando a autonomia dos estudantes e oferecendo recursos pedagógicos e estratégias que favoreçam a plena participação no processo de ensino-aprendizagem.
Durante a programação, será lançado o Caderno de Orientações Pedagógicas do AEE, que servirá como guia para a atuação dos professores em salas de recursos multifuncionais. O material detalha a estruturação do trabalho, a articulação entre profissionais e as responsabilidades compartilhadas, além de orientar sobre metodologias e práticas inclusivas.
A formação também contará com apresentações de boas práticas desenvolvidas nas escolas e atividades práticas conduzidas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), ampliando as oportunidades de troca de conhecimento entre os profissionais. Segundo o secretário de Educação, Alan Porto, a iniciativa reforça o compromisso do Estado com uma educação inclusiva e de qualidade, capaz de garantir que todos os estudantes tenham acesso ao aprendizado em igualdade de oportunidades.
“Muitas vezes, o aprendizado vai além dos livros. Quando um aluno consegue escrever o próprio nome ou interagir com os colegas pela primeira vez, sentimos que todo esforço vale a pena”, afirmou Porto.
A professora Francisca Xavier de Araújo, da Escola Estadual Professora Elizabeth de Freitas Magalhães, em Rondonópolis, destacou a importância da capacitação para o aprimoramento do atendimento em sala de aula. “Para nós, que trabalhamos com alunos do público-alvo da educação especial, é emocionante ver os avanços e a felicidade deles com cada conquista”, disse.