O presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou nesta quinta-feira (24) que o país vai reconhecer oficialmente o Estado da Palestina durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, em setembro, em Nova York.
Em publicação nas redes sociais, Macron afirmou que a decisão reafirma o compromisso histórico da França com uma paz justa e duradoura no Oriente Médio.
Mais de 140 países já reconhecem a Palestina como estado independente, incluindo o Brasil.
O anúncio francês ocorre num momento em que outros países europeus, como Espanha, Irlanda e Noruega, também reconheceram a Palestina em 2024.
A iniciativa reforça o apoio internacional a uma solução diplomática para o conflito entre Israel e Palestina, alinhando a França a uma postura de maior protagonismo na busca pela estabilidade regional.
Macron fez a declaração após encontro com o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, demonstrando uma convergência de interesses em temas globais.
O reconhecimento formal deverá ser feito durante o debate da Assembleia Geral da ONU, prevista para setembro, ocasião em que o presidente francês pretende comunicar a decisão solenemente.