A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) iniciou nesta terça-feira (7.10) o período para interposição de recursos contra as questões e o gabarito preliminar do processo seletivo das escolas estaduais militares. Os interessados podem enviar seus recursos até esta quarta-feira (8) por meio de formulário eletrônico disponível no site da Seduc.
Os gabaritos preliminares já estão disponíveis para consulta, e o gabarito oficial será publicado no dia 14 de outubro, conforme o cronograma. O resultado final do seletivo está previsto para divulgação em 24 de outubro.
O exame, realizado no domingo (5), contou com a participação de mais de 15 mil estudantes que concorriam a vagas nas 24 escolas Tiradentes e nas cinco unidades Dom Pedro II. Ao todo, serão oferecidas 5.422 vagas para o ano letivo de 2026.
Segundo a Lei nº 11.273/2020, as vagas serão distribuídas por cotas: 20% para filhos e dependentes legais de Policiais Militares e Bombeiros de Mato Grosso; 20% para estudantes de famílias comprovadamente hipossuficientes; 5% para o público-alvo da Educação Especial (Paede); e 55% para ampla concorrência.
O período de matrícula dos aprovados será entre 19 e 23 de dezembro de 2025, diretamente na unidade escolar escolhida na inscrição, com a presença dos pais ou responsáveis legais.
As escolas estaduais militares estão distribuídas por diversos municípios do estado, incluindo Água Boa, Barra do Garças, Canarana, Nova Xavantina, Querência, Cáceres, Confresa, Vila Rica, Diamantino, Nova Mutum, Colniza, Juara, Juína, Peixoto de Azevedo, Cuiabá, Várzea Grande, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Jaciara, Rondonópolis, Lucas do Rio Verde, Sinop, Sorriso e Tangará da Serra.