Foto: Reprodução
Thursday, 28 de July de 2022 - 17:15:44
Gaeco prende empresário por rombo na Saúde; ex-secretário sofre buscas
OPERAÇÃO

O Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) prendeu nesta tarde de quinta-feira (28), José Constantino Chocair, pai da empresária Samantha Nicia Rosa Chocair, sócia-administradora das empresas Chocair Consultórios e Clínica Bem Estar LTDA. Ele é um dos alvos da Operação Hígia, que apura desvios de R$ 3 milhões da Secretaria Municipal de Saúde de Sorriso (420 km de Cuiabá).

Informações preliminares são de que a empresária também seria alvo de prisão preventiva, mas que que o mandado contra ela ainda não teria sido cumpridao. A operação ainda está em andamento.  De acordo com as investigações, o esquema se dava por meio de “notas frias”.

Os investigados usavam de processos judiciais da saúde em curso com bloqueio de recursos pertencentes ao Estado. Esses bloqueios se dão para garantir o custeio do tratamento do paciente.

Uma vez bloqueado, esse valor era transferido ao Fundo Municipal de Saúde e então utilizado de forma fraudada. Utilizando uma mesma ação judicial, eles ingressavam com vários processos administrativos de pagamento, alterando a nota fiscal e o ofício, mas sem a prestação do serviço.

SECRETÁRIO É ALVO

Luis Marchioro - Sorriso

Ex-secretário de Saúde, Luis Marchioro, também foi alvo do Gaeco

Também foi alvo da operação o ex-secretário municipal de Saúde Luis Fábio Marchioro, que teve mandado de busca e apreensão em sua casa, da qual a polícia levou o celular e documentos.

Em nota, Marchioro afirmou que a polícia levou uma pasta de documentos na qual estavam todos os ofícios e denúncias que ele mesmo fez referente ao caso.

Ele afirmou que a investigação do Ministério Público do Estado (MP-MT) só foi feita porque ele mesmo denunciou.

“Lembro ainda que toda essa investigação, tanto no Ministério Público quanto na Câmara Municipal de Sorriso, está acontecendo também porque eu denunciei. Portanto, fui autor do pedido de investigação e sou o maior interessado que os fatos se esclareçam”, afirmou no documento.

Ele ainda diz que decidiu pedir exoneração do cargo para não atrapalhar as investigações.

Em nota, a Prefeitura de Sorriso afirmou que aguardava ansiosamente pelo Gaeco, já que ela mesma foi a autora da denúncia.

HIGIA – De acordo com a mitologia grega, Hígia é uma deusa da preservação da Saúde.

VEJA A NOTA DO SECRETÁRIO

Venho por meio deste, informar a imprensa, e consequentemente nossa população, como sempre tenho feito, de que na manhã desta quinta-feira (28), agentes do Grupo de Atuação Contra o Crime Organizado (GAECO), do Ministério Público do Estado do Mato Grosso, estiveram na residência onde moro.

Os agentes cumpriram Mandado de Busca e Apreensão autorizado pela justiça de Sorriso, a pedido do próprio Ministério Público. 

Informo que o material coletado na residência onde moro foi o aparelho de celular pessoal e alguns documentos que estavam em uma pasta, que contém justamente todos os ofícios e denúncias que fiz referente ao caso.

Assim sendo, reafirmo a confiança nos promotores de justiça e sua equipe de investigação, na justiça e em Deus para que tudo se esclareça o mais breve possível.

Lembro ainda que toda essa investigação, tanto no Ministério Público quanto na Câmara Municipal de Sorriso, estão acontecendo também por que eu denunciei, portanto fui autor do pedido de investigação e sou o maior interessado que os fatos se esclareçam. Portanto entendo como natural, pois estou à disposição e pedi exoneração do cargo de Secretário Municipal de Saúde de Sorriso, justamente para que não haja nenhuma interferência durante as investigações.

Como eu disse e reafirmo, a minha história em Sorriso sempre foi de superação e esta é mais uma que estou enfrentando com fé que tudo acabará logo e aqueles que confiam em Luis Fabio poderão respirar mais aliviados, especialmente os familiares, amigos e aqueles que demonstram uma palavra de afeto diante das dificuldades.

LUIS FABIO MARCHIORO 

NOTA DA PREFEITURA

A Prefeitura de Sorriso confirma que integrantes do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) estão nesse momento na Secretaria de Saúde e Saneamento cumprindo um mandado de busca e apreensão no gabinete do secretário bem como na sala do departamento de apoio judicial da pasta. Segundo o prefeito Ari Lafin, o Município esperava ansiosamente pela vinda do Gaeco há dias, visto que foi a própria Administração Municipal, que, diante dos casos de notas duplicadas, ofereceu denúncia ao Ministério Público.

Vale ressaltar que a sala de apoio judicial estava fechada desde a denúncia, data em que o ex-gestor da pasta, Luís Fábio Marchioro - que se afastou para garantir lisura ao processo, havia entregue a chave do espaço à Promotoria Pública, tendo sido aberta somente no início desta manhã (28) pela equipe do Gaeco. Matérias eletrônicos e de arquivos permaneceram na sala.

A Administração Municipal está aberta e espera que com a vinda do Gaeco toda a situação seja esclarecida o quanto antes, pois a população de Sorriso merece ter todas as respostas; visto que trata-se da saúde física e mental de muitas pessoas que sofreram perdas diante de atos ilícitos praticados.

 “Aguardamos pela continuidade do processo e pela completa elucidação de todos os fatos; agradecemos muito a vinda da equipe do Gaeco que será fundamental na conclusão desse processo”, finaliza o prefeito.

Texto/Fonte: Folha Max