O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, foi homenageado nesta segunda-feira (13) em sessão solene do Senado Federal com a comenda "Governadores pela Alfabetização das Crianças na Idade Certa". A honraria reconhece o desempenho do estado em políticas públicas voltadas à alfabetização infantil, colocando Mato Grosso entre os cinco estados com maior evolução no Índice Estado Alfabetizador (IEA).
Em discurso, Mendes destacou que a conquista é fruto do trabalho conjunto de professores e profissionais da educação. “Recebo essa honraria em nome de milhares de professores que estão diariamente nas salas de aula alfabetizando nossas crianças com dedicação”, afirmou, citando três educadoras como exemplos de compromisso: Valdete Salazar, de Várzea Grande; Leonice Giordani, de Sorriso; e Laura Aparecida, de Guiratinga.
O governador lembrou que, em 2019, Mato Grosso ocupava a 20ª posição no ranking de alfabetização na idade certa, mas conseguiu subir para o 9º lugar. “Visitamos os 10 estados com melhores indicadores, aprendemos com o que funcionava e investimos em continuidade, foco e eficiência. Este é o resultado do trabalho de todos os profissionais da Educação”, acrescentou.
O presidente do Senado, Hugo Motta, ressaltou o simbolismo da sessão: “Nada é mais importante do que garantir que nossas crianças saibam ler e escrever na idade certa. Esta premiação celebra vidas transformadas e políticas públicas bem executadas.” O ministro da Educação, Camilo Santana, também parabenizou o estado pelos resultados na redução das desigualdades e na formação continuada dos professores.
Além de Mauro Mendes, receberam a comenda os governadores Clécio Luís (Amapá), Elmano de Freitas (Ceará), Raquel Lyra (Pernambuco) e Romeu Zema (Minas Gerais). A sessão contou com a presença de autoridades como o senador Cid Gomes, idealizador da comenda, a senadora Tereza Leitão, e representantes do MEC e do STJ.
Os resultados concretos do avanço em Mato Grosso incluem a destinação de R$ 8 milhões em premiações às escolas que melhor alfabetizaram seus alunos, além de bônus e certificados individuais para professores e estudantes. O índice de analfabetismo entre pessoas de 15 a 59 anos caiu de 5,9% em 2018 para 3,8% em 2024, colocando o estado como território livre do analfabetismo segundo indicadores da Unesco.