O governador Mauro Mendes liderará a comitiva de Mato Grosso na 30ª Conferência do Clima da ONU (COP 30), que ocorrerá em Belém (PA) entre os dias 10 e 19 de novembro. O chefe do Executivo estadual permanecerá no evento nos dias 10 e 11, quando participará da abertura do HUB Amazônia, na Blue Zone, ao lado dos outros oito governadores que integram o Consórcio da Amazônia Legal.
Durante o encontro, os líderes regionais apresentarão entregas coletivas dos estados amazônicos e lançarão a Estratégia Amazônia 2050, voltada ao desenvolvimento sustentável da região.
Mato Grosso também será destaque no painel “Economia da Natureza: inovação financeira e tecnológica para conservar e restaurar biomas”, em que será apresentada a parceria entre o governo estadual e a O.N.E. Amazon. O acordo prevê um convênio de US$ 100 milhões para remunerar a floresta em pé, reforçando a estratégia de valorização dos ativos ambientais.
Ao longo da conferência, os representantes do Estado participarão de painéis sobre economia florestal e financiamento climático, evidenciando como a biodiversidade pode ser tratada como um ativo estratégico e base para negócios regenerativos.
Na Green Zone, estão previstas apresentações do Corpo de Bombeiros, que mostrará as ações integradas de prevenção e combate a incêndios, e da Secretaria de Agricultura Familiar (Seaf), que destacará experiências em produção de alimentos de baixo carbono.
As Secretarias de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e Meio Ambiente (Sema) também terão participação ativa, demonstrando as iniciativas de inovação sustentável e cumprimento das metas climáticas assumidas por Mato Grosso.
Além de Mauro Mendes, integram a comitiva o vice-governador Otaviano Pivetta, o deputado estadual Carlos Avallone, os secretários Fábio Garcia (Casa Civil) e Mauren Lazzaretti (Meio Ambiente), o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Flávio Gledson Bezerra, e o promotor de Justiça Marcelo Vacchiano. A primeira-dama, Virginia Mendes, também acompanhará o grupo, custando as próprias despesas.
Compõem ainda a delegação servidores das pastas de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agricultura Familiar, além de representantes do Instituto PCI, Imac, Programa REM e Aprosoja, que participarão das discussões sobre sustentabilidade e bioeconomia amazônica.