Foto: Adobe Stock
Monday, 29 de September de 2025 - 13:53:41
Grande São Paulo registra terceira morte por intoxicação por metanol e autoridades emitem alerta
ALERTA SANITÁRIO

A Região Metropolitana de São Paulo confirmou a terceira morte suspeita por intoxicação por metanol. Os casos recentes envolvem homens de 54, 45 e 58 anos, residentes em São Paulo e São Bernardo do Campo. Enquanto os exames do Instituto Médico Legal (IML) ainda investigam a presença da substância, a Prefeitura e a Secretaria Estadual da Saúde reforçam que bebidas alcoólicas adulteradas representam grave risco à saúde.

Segundo o Ministério da Justiça, nove casos de intoxicação por metanol foram notificados em apenas 25 dias, todos relacionados à ingestão de bebidas alcoólicas contaminadas. A situação é considerada fora do padrão, já que geralmente a exposição ocorre em contextos diferentes, como consumo de combustíveis por abuso de substâncias. A intoxicação por metanol pode causar ataxia, sedação, dores abdominais, convulsões e até levar à morte, especialmente quando ingerida em bebidas clandestinas.

As autoridades reforçam a importância de consumir apenas bebidas de procedência confiável, com rótulo, lacre de segurança e selo fiscal. O Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo e o Sistema de Alerta Rápido sobre drogas do governo federal acompanham a situação e orientam bares, distribuidoras e consumidores a redobrarem a atenção para prevenir novos casos de intoxicação. Em caso de suspeita, é fundamental buscar atendimento médico imediato.

Texto/Fonte: G1