Em ações realizadas entre os dias 6 e 12 de junho, o Grupo Especial de Fronteira (Gefron) apreendeu cerca de 1,4 tonelada de cocaína na faixa de fronteira de Mato Grosso com a Bolívia, causando um prejuízo estimado em quase R$ 30 milhões às facções criminosas. As operações fazem parte do programa Tolerância Zero, que visa intensificar o combate ao tráfico de drogas na região.
As apreensões ocorreram em quatro municípios distintos: Mirassol D’Oeste, Jauru, Pontes e Lacerda e Porto Esperidião. Entre os entorpecentes encontrados, estão 679 quilos de cloridrato de cocaína, 666 quilos de pasta base de cocaína e 45 quilos de maconha. Além disso, foram apreendidos quatro veículos e presos sete suspeitos envolvidos no transporte das drogas.
O secretário de Integração Operacional, coronel Fernando Augustinho, ressaltou que as ações promovem um estrangulamento financeiro às organizações criminosas e reafirmam o compromisso do governo estadual e das forças de segurança em aumentar a segurança da população.
Para o coordenador do Gefron, tenente coronel Manuel Bugalho Neto, o combate ao tráfico na fronteira é essencial para impedir a entrada de entorpecentes no Brasil e destacou que o programa Tolerância Zero fortaleceu as operações, resultado do trabalho conjunto das forças estaduais e federais, que atuam intensamente na região.