Foto: Guarda Municipal
Tuesday, 07 de October de 2025 - 15:24:04
Homem é preso com moto de placa falsa comprada pela internet em Várzea Grande
VIGIA MAIS MT CONTRIBUI PARA COMBATE A INFRAÇÕES DE TRÂNSITO

Um homem de 52 anos foi detido na manhã desta terça-feira (7.10) após câmeras do programa Vigia Mais MT registrarem sua circulação com uma motocicleta equipada com placa falsa adquirida pela internet. A prisão ocorreu nas proximidades do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, e a abordagem foi realizada pela Guarda Municipal de Várzea Grande.

A moto, preta, exibia a placa SHI 49CC, que indicaria ser uma “cinquentinha” de até 50 cilindradas. No entanto, os agentes constataram que o veículo, fabricado em 2023, possuía motor de 160 CC e nunca havia sido emplacado oficialmente. Durante a abordagem, o homem admitiu usar a placa irregular para furar semáforos e trafegar em alta velocidade, alegando que a prática lhe proporcionava “tempo e agilidade”.

O comandante da Guarda Municipal, inspetor Juliano Lemos, explicou que a prisão ocorreu após monitoramento derivado de denúncias de motociclistas circulando com placas adulteradas e objetos decorativos comprados em plataformas como a Shopee, instalados para evitar radares e autuações de trânsito. A checagem policial também revelou que o suspeito possui antecedentes criminais por associação criminosa e tráfico de drogas, registrados pela Polícia Federal em Cáceres, no ano de 2009.

O superintendente do Ciosp, tenente coronel PM Wangles dos Santos Lino, destacou o papel do videomonitoramento na captura de infratores. Segundo ele, após a leitura da placa pelo sistema Vigia Mais MT indicar que o veículo não existia, a informação foi imediatamente transmitida às equipes de Várzea Grande, resultando na abordagem bem-sucedida. “Mais uma vez, a tecnologia embarcada nas câmeras do programa auxiliou na prisão de um infrator da lei”, afirmou.

O suspeito foi encaminhado à Central de Flagrantes e permanece à disposição da Justiça. Ele responderá pelo crime de adulteração de sinal identificador de veículo automotor, previsto no Artigo 311 do Código Penal, com pena de três a seis anos de reclusão, além de sofrer sanções administrativas pela modificação irregular do veículo.

O Vigia Mais MT, programa da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), já distribuiu 18,8 mil câmeras de videomonitoramento em 128 municípios, representando mais de 90% das cidades do estado. Dessas, 72 concluíram totalmente a instalação dos equipamentos. Até o momento, 15.092 câmeras estão integradas ao sistema, que inclui câmeras fixas, speed dome e OCRs capazes de identificar placas em um raio de até 2,5 quilômetros. As imagens são acompanhadas em tempo real pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), gestores municipais e forças policiais, cada um dentro de sua área de atuação.

Texto/Fonte: Secom MT