As forças de segurança de Mato Grosso frustraram, na quinta-feira (31), a 59ª tentativa de invasão de terras no município de General Carneiro, localizado a 454 km de Cuiabá. Durante a operação, um homem foi preso em flagrante e duas armas longas foram apreendidas. A ação integra o programa Tolerância Zero, que combate ocupações ilegais no estado.
A equipe do 1º Pelotão da Polícia Militar de Novo São Joaquim foi acionada após denúncia anônima que indicava uma invasão na Fazenda Aliança. No local, os policiais encontraram um homem que confessou ter sido contratado para ocupar a propriedade mediante pagamento mensal. Para entrar no imóvel, os invasores forçaram o arrombamento dos cadeados da sede, que estava desabitada.
Durante buscas na residência, foram apreendidas duas espingardas, 48 munições de calibres 28 e 32, cartuchos deflagrados e materiais usados para recarga artesanal de munições, como pólvora, chumbo e espoletas. Além disso, duas motosserras sem documentação, redes de pesca e cães com ferimentos graves, indicativos de uso em caça predatória, foram encontrados na propriedade.
O suspeito foi levado à delegacia da Polícia Civil e responderá pelos crimes de esbulho possessório, posse ilegal de arma de fogo, recarga artesanal de munições, pesca predatória e uso irregular de motosserras.
Na quarta-feira (29), outra tentativa de invasão — a 58ª — foi impedida pela Polícia Militar em Santo Antônio de Leverger. No local, foram encontrados barracos de lona e lotes demarcados, mas os ocupantes não foram localizados, e nenhuma arma ou equipamento ilegal foi apreendido. O caso está sob investigação da Polícia Civil.
Essas ações demonstram o compromisso do Governo de Mato Grosso com a repressão contínua aos crimes ambientais e ocupações ilegais de terras no estado.