Um visitante de aproximadamente 30 anos morreu após andar na montanha-russa Stardust Racers, no Epic Universe, o mais recente parque da Universal Orlando Resort, inaugurado em maio deste ano. O episódio ocorreu na quarta-feira (17), segundo informou o Escritório do Xerife do Condado de Orange.
A vítima foi encontrada inconsciente logo após sair da atração e chegou a ser levada a um hospital, mas não resistiu. Até o momento, as autoridades locais não esclareceram as circunstâncias exatas da morte. A Stardust Racers é descrita pelo parque como uma montanha-russa de lançamento duplo que pode atingir até 100 km/h.
Em nota, a Universal declarou estar “arrasada com o trágico evento” e afirmou que colabora integralmente com as investigações conduzidas pelo condado. A empresa disse ainda que a atração permanecerá fechada até nova decisão.
O acidente reacendeu debates sobre a segurança nos maiores parques temáticos da Flórida. Diferentemente dos parques menores e feiras, gigantes como Disney World e Universal são isentos de inspeções estaduais regulares, sendo responsáveis por realizar suas próprias vistorias e protocolos. Apesar disso, são obrigados a reportar ao estado incidentes que resultem em ferimentos ou mortes.
No segundo trimestre de 2025, 12 ocorrências foram notificadas em complexos como Disney World, Universal e SeaWorld. Entre elas, o caso de uma idosa de 87 anos que desmaiou após andar na atração Dinosaur, no Animal Kingdom, e o de uma mulher de 78 anos que perdeu a consciência em um carrossel no SeaWorld.
Desde a abertura do Epic Universe, três incidentes já haviam sido relatados antes desta morte. Em maio, um homem de 63 anos com condição pré-existente apresentou tontura e alteração de consciência após um passeio. Na mesma época, uma mulher de 47 anos registrou distúrbio visual e dormência depois de andar na própria Stardust Racers. Também em maio, outro visitante, de 32 anos, sentiu dores no peito após utilizar a atração Hiccup’s Wing Gliders.
Com a tragédia mais recente, as investigações devem avaliar não apenas as condições da montanha-russa, mas também os protocolos de monitoramento médico e de segurança em vigor nos grandes parques da Flórida.