Foto: Reprodução/TV Globo
Monday, 26 de May de 2025 - 14:26:53
Hugo Motta critica governo por alta de imposto: “Executivo não pode gastar sem freio e depois passar o volante para o Congresso”
REAÇÃO À AUMENTO DO IOF

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), criticou nesta segunda-feira (26) o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) anunciado pelo governo na semana passada. Em publicação nas redes sociais, Motta afirmou que o Brasil “não precisa de mais um imposto” e que o Estado “não gera riqueza, consome”.

Foi o primeiro posicionamento do deputado desde o anúncio feito na quinta-feira (22), que incluiu o reajuste do IOF sobre diversas modalidades de crédito, como tentativa de elevar a arrecadação e equilibrar as contas públicas. Segundo Motta, a responsabilidade fiscal é do Executivo, que “não pode gastar sem freio e depois passar o volante para o Congresso segurar”.

Além disso, o parlamentar reforçou que a Câmara seguirá colaborando com projetos benéficos ao país, mas destacou que “quem gasta mais do que arrecada não é vítima, é autor”. Parte do pacote original previa taxar recursos enviados ao exterior, mas a medida foi revertida após reação negativa do mercado.

A fala de Motta reforça o desconforto no Congresso com propostas que aumentam a carga tributária, especialmente em meio ao debate sobre responsabilidade fiscal e equilíbrio das contas públicas.

Texto/Fonte: G1