Foto: Sinfra-MT
Monday, 11 de August de 2025 - 15:55:08
Implantação do Rodoanel avança com cinco estruturas concluídas e entrega prevista para este ano
OBRAS DO RODOANEL DE CUIABÁ E VÁRZEA GRANDE AVANÇAM E ATINGEM 44% DE EXECUÇÃO

As obras do Rodoanel de Cuiabá e Várzea Grande já alcançaram 44% de execução, segundo informações divulgadas pelo Governo de Mato Grosso. Até o momento, cinco estruturas, entre pontes e viadutos, foram concluídas, enquanto outras duas continuam em construção, além das pistas que estão em fase de terraplanagem.

O viaduto localizado no cruzamento com a MT-010 (Estrada da Guia) já teve sua estrutura finalizada, e a equipe responsável trabalha atualmente nos aterros para a criação do acesso ao local. Serviços de acabamento, como o recapeamento asfáltico na rotatória inferior, também estão em andamento.

Outras estruturas físicas concluídas incluem as pontes sobre o Rio Cuiabá, o viaduto na junção com a MT-251 (Estrada de Chapada) e duas passagens de nível, próximas à Igreja Arautos do Evangelho e ao Aeroporto Bom Futuro. Já as obras do viaduto na MT-400 (Avenida Antártica), em Cuiabá, e o viaduto na BR-163/364, em Várzea Grande, estão em progresso, com previsão de entrega para este ano.

Além disso, a obra prevê a construção de 21,5 quilômetros de pistas duplicadas em concreto, etapa que atualmente passa pela fase de terraplanagem. O projeto, desenvolvido em parceria entre o Governo de Mato Grosso e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), tem como objetivo principal criar uma rota alternativa para desafogar o trânsito de caminhões pesados na região metropolitana.

A primeira etapa do Rodoanel ligará as BRs-163/364, em Várzea Grande, até a rodovia MT-251, em Cuiabá, facilitando o fluxo de veículos e garantindo mais segurança e rapidez para quem trafega pelas estradas. O orçamento inicial da obra é de R$ 206 milhões, com 60% custeados pelo Governo Federal e 40% pelo Estado. Porém, os custos podem aumentar para até 60% de responsabilidade do estado devido a despesas com desapropriações e reajustes.

Está prevista também a construção de uma segunda etapa, que ligará a MT-251 à BR-070/163/364, após o Distrito Industrial de Cuiabá. Este trecho incluirá pontes sobre os rios Coxipó e Aricá, além de um viaduto na junção com a rodovia federal, elevando a extensão total do Rodoanel para cerca de 52 quilômetros, dependendo da aprovação do DNIT.

Historicamente, o projeto teve início em 2006, fruto de uma parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura de Cuiabá. Até 2009, nove quilômetros foram construídos em pista simples, entre a Estrada de Chapada e a Avenida Antártica, mas as obras foram paralisadas em 2011 por denúncias de irregularidades. Após anos de paralisação e entraves, a atual gestão estadual destravou o projeto, destinando recursos financeiros para retomada e conclusão. Entre 2019 e 2020, a Secretaria de Infraestrutura e Logística (Sinfra) resolveu pendências jurídicas, possibilitando o lançamento do edital e o reinício das obras em 2021, com a assinatura da ordem de serviço.

Texto/Fonte: Secom MT