O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) confirmou o resultado negativo para suspeita de gripe aviária em Nova Brasilândia, a 200 km de Cuiabá. A amostra foi analisada em laboratório do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Desde a confirmação de um caso no Rio Grande do Sul, Mato Grosso intensificou os protocolos de vigilância, com inspeções em propriedades rurais, monitoramento em granjas comerciais e fiscalização de barreiras sanitárias, especialmente para aves de fundo de quintal.
A influenza aviária de alta patogenicidade causa alta mortalidade nas aves, com sintomas como manchas vermelhas em cristas e pernas, dificuldade respiratória e diarreia. O Indea vem realizando milhares de atividades de vigilância e coleta de amostras desde 2023, após o primeiro foco detectado na Bolívia.
Com o resultado negativo, o estado segue sem casos confirmados da doença, mantendo os esforços para prevenir a entrada e disseminação da gripe aviária no território mato-grossense.