Foto: Reprodução/IBGE
Tuesday, 22 de July de 2025 - 16:44:08
Instituto retirou o arquivo do site após falha em representação geográfica dos estados brasileiros
ERRO NO MAPA: IBGE INVERTE SIGLAS DE MT E MS E EXCLUI ACRE DE DOCUMENTO SOBRE AMAZÔNIA LEGAL

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) cometeu um erro ao trocar as siglas dos estados de Mato Grosso (MT) e Mato Grosso do Sul (MS) em um mapa oficial da Amazônia Legal, publicado em 2024. Além da inversão, o Acre não aparece com sua sigla, sendo representado apenas pela capital, Rio Branco.

A falha foi identificada em um documento divulgado neste ano e já removido do site do IBGE nesta terça-feira (22). A imagem gerou repercussão nas redes sociais, principalmente por reforçar a confusão histórica entre os dois estados desde a separação de Mato Grosso e a criação de Mato Grosso do Sul, ocorrida em 1977.

O g1 entrou em contato com o IBGE para esclarecimentos, mas não recebeu resposta até a última atualização da matéria.

A Amazônia Legal é uma região que compreende cerca de 59% do território brasileiro, com mais de 5 milhões de km², e inclui nove estados: Acre, Amazonas, Roraima, Pará, Amapá, Tocantins, Mato Grosso, Maranhão e Rondônia. Mato Grosso do Sul, portanto, não faz parte da área, o que torna o erro ainda mais sensível.

Segundo o IBGE, a Amazônia Legal abriga 56% da população indígena do Brasil. O conceito da região foi criado em 1953 para nortear políticas públicas de desenvolvimento econômico e social para a região amazônica.

A falha chamou atenção especialmente no contexto em que o Brasil se prepara para sediar a COP 30, em 2025, em Belém (PA), com os olhos do mundo voltados para a preservação da floresta e a situação dos povos indígenas.

Texto/Fonte: G1