A Polícia Militar prendeu Kauan Alison Alves dos Santos, de 20 anos, acusado de ser o autor do disparo que atingiu o cabo Johannes Santana no pescoço durante uma ocorrência em Paraisópolis, Zona Sul de São Paulo. O caso ocorreu quando o policial perseguia suspeitos em motocicletas, após denúncia de possíveis arrastões na região da Chácara Santo Antônio.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), Kauan sacou a arma e atirou contra o militar, que caiu ferido e começou a sangrar. Na sequência, Gabriel Vieira dos Santos, de 28 anos, teria roubado a pistola do PM. Ele chegou a ser preso anteriormente, mas foi solto na semana passada. A arma foi localizada escondida na Favela da Grota, no Campo Limpo.
Kauan foi detido em Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo. Já Gabriel havia sido identificado e preso anteriormente, mas acabou liberado pela Justiça.
O porta-voz da PM, coronel Emerson Massera, afirmou que o cabo agiu de forma correta na abordagem, ainda que estivesse sozinho, o que não é o procedimento recomendado.
O policial, com 10 anos de corporação, passou por exames médicos, que não identificaram lesões em órgãos ou estruturas vitais. Ele segue em acompanhamento clínico.