Foi lançada oficialmente nesta quarta-feira (18), em uma fazenda no município de Sorriso, a colheita da 2ª safra de milho da temporada 2024/2025. A produção em Mato Grosso é estimada em 50,3 milhões de toneladas, superando em 3% o volume da safra anterior, segundo dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
O governador em exercício, Otaviano Pivetta (Republicanos), participou do evento e destacou que o desempenho da safra tem superado as expectativas. “O clima ajudou muito e a produção está acima da média. Isso demonstra a capacidade de o Estado crescer ano após ano”, afirmou. Pivetta também ressaltou a liderança de Sorriso como maior produtor de milho do Brasil e os investimentos do governo estadual em infraestrutura para impulsionar a produção.
Além de Sorriso, outros sete municípios mato-grossenses se destacam entre os maiores produtores do grão no país: Nova Ubiratã, Nova Mutum, Querência, Diamantino, Primavera do Leste e São Félix do Araguaia.
O Imea também projeta aumento de 4,85% na área plantada, com 7,13 milhões de hectares cultivados. A produtividade média esperada é de 117,74 sacas por hectare, 1,86% superior ao ciclo 2023/2024.
O bom desempenho das lavouras é atribuído às chuvas regulares até o fim de maio, que beneficiaram inclusive áreas plantadas fora do período ideal. Participaram do evento o presidente do Sindicato Rural de Sorriso, Diogo Damiani, e o presidente do Sindicato Rural de Sinop, Ilson Redivo, entre outras autoridades do setor.