O licenciamento anual de veículos com placas que terminam no número 8 deve ser pago até o dia 31 de agosto, conforme o cronograma de 2025 divulgado pelo Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT). Os proprietários podem emitir a taxa pelo site oficial do órgão (www.detran.mt.gov.br), na opção “Consulte Seu Veículo”, ou por meio do aplicativo MT Cidadão.
Após o pagamento, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV-e) pode ser obtido em formato digital, como arquivo PDF, ou impresso em papel comum. Ambos os formatos possuem validade jurídica equivalente ao antigo documento conhecido como “verdinho”, com autenticidade assegurada por QR Code conectado à base nacional da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
O Detran-MT reforça que o veículo só estará oficialmente licenciado após a quitação de todos os débitos vinculados, que incluem o IPVA, licenciamento, multas de trânsito pendentes e eventuais pendências administrativas ou jurídicas associadas ao veículo.
O calendário segue com o licenciamento da placa final 9 até 30 de setembro, encerrando no dia 31 de outubro para veículos com placa final 0. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, é obrigatório portar o licenciamento vigente, seja em formato digital ou físico, para evitar multas no valor de R$ 293,47 e a aplicação de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).