A aldeia Ipatse, no Alto Xingu (MT), recebeu no domingo (21.9) o lançamento do livro “Meu Amado me Disse”, publicação da Funarte que traz 100 cantos tradicionais, chamados tolo, executados por mulheres do povo Kuikuro. A obra foi acompanhada por representantes da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).
O secretário adjunto de Cultura da Secel, Jan Moura, destacou o compromisso do Governo de Mato Grosso com a valorização da cultura indígena, afirmando que mais histórias sobre os povos originários devem ser publicadas. Os cantos, transcritos em Língua Karib Alto Xinguana e traduzidos para o português, abordam amores, mágoas, ciúmes, desejos e paixões. A publicação também inclui áudios acessíveis via QR-code.
A presidente da Funarte, Maria Marighela, ressaltou que a iniciativa contribui para tornar a cultura indígena mais acessível e fortalecer a memória e os direitos desses povos.
Além do livro, a Secel-MT apoia a produção da série documental “Gente do Xingu”, dirigida pelo cineasta Takumã Kuikuro, que retrata o cotidiano e os desafios dos povos do Território Indígena do Xingu, com imagens gravadas também durante o lançamento na Aldeia Ipatse.