Thursday, 17 de July de 2025 - 18:04:49
Lula diz que Trump seria preso se tentasse ataque ao Capitólio no Brasil e chama Bolsonaro e família de traidores
LULA CRITICA TRUMP E BOLSONARO EM DISCURSO NA UNE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que, se Donald Trump tentasse no Brasil o que fez na invasão ao Capitólio, em 6 de janeiro de 2021, “certamente ele estaria julgado e poderia ser preso”. Lula referiu-se ao episódio em que apoiadores do ex-presidente americano tentaram impedir a confirmação da vitória de Joe Biden.

Sobre o tarifaço anunciado por Trump, que impõe uma taxa de 50% sobre produtos brasileiros, Lula disse que está aberto à negociação, mas criticou a forma como o ex-presidente americano comunicou a medida. “Trump mandou uma carta via e-mail dizendo que, a partir de 1º de agosto, vai taxar em 50% se não liberar o Bolsonaro. Nós vamos responder da forma mais civilizada possível e da forma que um democrata responde”, declarou.

Lula também afirmou que o Brasil não aceitará interferências externas nos seus assuntos internos. “Não é um gringo que vai dar ordem a este presidente da República”, disse, acrescentando que o país cobrará impostos das grandes empresas digitais americanas que atuam no Brasil.

No discurso, o presidente atacou Jair Bolsonaro e seus familiares, acusando-os de serem “traidores” do Brasil. “Agora, [Bolsonaro] manda o filho dele para os EUA pedir para Trump me absolver. Fica abraçado na bandeira americana, esse patriota falso. A bandeira verde e amarela vai voltar a ser do povo brasileiro”, declarou.

Lula também criticou partidos de esquerda, questionando o motivo pelo qual o PT venceu cinco eleições presidenciais, mas permanece minoritário no Congresso. Ele pediu que a juventude e a U

Texto/Fonte: G1