Foto: Gabriel Aguiar | Seduc-MT
Friday, 22 de August de 2025 - 15:26:22
Mais de mil participantes disputam provas esportivas, de robótica e atividades militares
4º JOGOS DOS ESTUDANTES MILITARES COMEÇAM NESTA SEXTA-FEIRA EM LUCAS DO RIO VERDE

Lucas do Rio Verde recebe, a partir desta sexta-feira (22), a quarta edição dos Jogos dos Estudantes Militares da Rede Estadual de Ensino. A abertura oficial ocorrerá às 19h, no Centro de Eventos Roberto Munaretto, mas as atividades das equipes das Escolas Militares Tiradentes e Dom Pedro II começam ainda pela manhã, com congresso técnico e sorteio da ordem de avaliação.

O evento prossegue até 24 de agosto com competições de robótica, xadrez, natação, corrida orientada, além de provas da rotina militar e atividades inclusivas, como ordem unida, corrida pega-ladrão, cabo de guerra, cubo mágico e uma feira de profissões. Uma atração especial será o simulado da ONU, realizado como prova de demonstração.

Organizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), o evento busca estimular o rendimento esportivo, a integração entre os estudantes, o fortalecimento da amizade e o espírito de camaradagem, segundo o secretário Alan Porto.

Cada delegação é formada por 28 alunos e cinco monitores, sendo que modalidades como natação e robótica exigem a participação de estudantes de ambos os sexos. Ao todo, 29 equipes estão inscritas, somando mais de mil participantes entre concorrentes, monitores e equipe de apoio.

“O diferencial dos jogos está em sua contribuição para o desenvolvimento integral dos estudantes, envolvendo aspectos físicos, cognitivos, sociais e profissionais, além de valores como liderança, resiliência, trabalho em equipe e respeito ao próximo”, afirma Alan Porto. O secretário acrescenta que o evento reforça hábitos saudáveis e valoriza o modelo educacional militar, preparando cidadãos aptos a atuar na sociedade.

Entre os participantes, João Vitor Vieira, de 17 anos, da Escola Dom Pedro II em Rondonópolis, disputará o cabo de guerra. “No ano passado ficamos em 6º lugar. Agora, voltamos mais unidos e seremos os primeiros”, afirma. Heloisa Marinho, de 14 anos, também da mesma escola, participa da equipe de robótica e se diz confiante: “Chegamos preparados e vamos levar medalhas para Rondonópolis”.

Texto/Fonte: Secom MT