Foto: Rdne/Pexels
Quinta, 29 de junho de 2023 - 13:20:28
Máquina de lavar roupa: veja o que pode, o que não pode e como evitar que o aparelho estrague
CURIOSIDADES
O que é pior: sabão demais ou de menos? E quantas vezes por ano é preciso limpar a sua máquina.

Separa as roupas, coloca na máquina, põe sabão, alvejante, amaciante... Mas e o detergente ou a água sanitária, será que pode ir junto? E o vinagre? E mais sabão? Um pouco de calma nessa hora, por favor.

Lavar roupas requer seguir alguns passos e não fugir deles. Tudo isso para não estragar as roupas, já que nem todo produto da despensa serve para o eletrodoméstico.

Guia de Compras conversou com especialistas para descobrir quais itens podem e quais não podem ir à máquina de lavar roupas.

Guia de Compras: dicas para máquina de lavar — Foto: Juan Silva/g1

Os limites do que pode ser usado na máquina

 

✅ Sabão: use sempre na dose certa informada pelo fabricante da máquina, indicada no manual de instruções.

O sabão líquido "é mais eficiente e econômico em comparação ao sabão em pó", diz a Samsung. Isso vale principalmente nas máquinas com abertura frontal, que lavam por tombamento das roupas.

Nelas, o tambor gira e a roupa fica limpa por atrito entre as peças. Nas máquinas de abertura superior, o agitador central movimenta a roupa de molho.

É preciso prestar atenção se o sabão líquido é concentrado, o que requer diluição antes do uso. Algumas marcas vendem o mesmo tipo de sabão pronto para uso e em versão concentrada.

 

Se as roupas não estiverem muito sujas, "é possível utilizar metade da quantidade de sabão indicada pelo fabricante de sabão sem afetar a qualidade e eficiência da lavagem", explica Alexsander Barreto Lopes, engenheiro de produtos da Midea.

 

Se o sabão for em pó, também é recomendável diluir antes de usar, mesmo em máquinas de carregamento superior. Isso ajuda a não deixar resíduos na lavadora e nas roupas.

✅ Amaciante: é o item que o consumidor mais erra na hora do uso, também pela quantidade. Em excesso, pode se acumular nas peças de roupa e nas partes internas da máquina.

"É um 'vilão' da lavagem se for usado de forma errada. O fabricante indica meia tampinha, o consumidor acha que tem que ser uma tampinha e meia", comenta Marinês Cassiano, especialista têxtil da lavanderia 5àsec.

Um exemplo comum que o uso do amaciante em excesso pode causar está nas toalhas de banho: o produto cria uma película protetora na toalha, que não vai secar o corpo de forma eficiente.

✅ Alvejante sem cloro: o produto, usado em conjunto com o sabão líquido, ajuda a remover manchas sem danificar os tecidos, principalmente os coloridos ou estampados

✅ Bicarbonato de sódio: é um dos "aliados" da limpeza, de acordo com Marinês, da 5aSec. Seu uso é indicado na pré-lavagem ou com o sabão líquido para eliminar resíduos das peças e clarear manchas.

✅ Vinagre de álcool branco: também é outro "aliado" da lavagem, segundo a especialista.

Mas o vinagre deve ser usado junto com o amaciante ou substituí-lo. O ácido acético presente ajuda a amaciar a roupa, eliminar cheiros – incluindo o de mofo ou bolor. Não é preciso se preocupar com o cheiro do vinagre, que evapora durante a lavagem.

 

Mas é preciso prestar atenção e não misturar vinagre com bicarbonato de sódio – juntos, vão causar uma reação química e se anular.

 

Itens proibidos de se usar na máquina e os porquês

Guia de Compras: o que pode e não pode ir na máquina de lavar — Foto: Rdne/Pexels

Texto/Fonte: G1