Foto: Reprodução
Monday, 04 de August de 2025 - 15:51:11
Marcos do Val usará tornozeleira e terá bens bloqueados após viagem sem autorização do Supremo
STF ENDURECE MEDIDAS CONTRA SENADOR

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) passará a ser monitorado por tornozeleira eletrônica a partir desta segunda-feira (4), conforme determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão foi motivada pela viagem não autorizada do parlamentar aos Estados Unidos, onde permaneceu por cerca de 10 dias, contrariando medidas cautelares impostas anteriormente.

Investigado por suposta tentativa de anular o resultado das eleições presidenciais de 2022, além de ataques direcionados à Polícia Federal, o senador também será submetido a uma série de restrições adicionais. O gabinete de Do Val alegou, em nota, que ele vinha cumprindo as determinações judiciais e que sua defesa está acompanhando o caso para adotar as medidas cabíveis.

A partir de agora, o parlamentar terá de obedecer a um regime de recolhimento domiciliar noturno, das 19h às 6h nos dias úteis — exceto quando houver sessões no Senado, situação que deverá ser comunicada ao STF no prazo de até 24 horas. Aos fins de semana, feriados e dias de folga, o recolhimento será integral.

Na esfera financeira, houve bloqueio total de bens e ativos, incluindo contas bancárias, investimentos, chaves PIX, cartões, veículos, imóveis, embarcações e aeronaves. O passaporte diplomático foi cancelado, e Do Val está proibido de utilizar redes sociais, direta ou indiretamente.

Além disso, o salário como senador e as verbas de gabinete foram congelados. A decisão de Moraes veio à tona pouco após o parlamentar divulgar em suas redes sociais um vídeo gravado em um parque temático em Orlando, nos EUA, durante o período em que se encontrava fora do país sem autorização judicial.

Texto/Fonte: G1