Foto: Patryck Madeira/SEDEST
Friday, 18 de July de 2025 - 10:54:26
Massa polar traz temperaturas negativas e geadas no Sul, com queda gradual do frio no restante do país no fim de semana
ONDA DE FRIO AVANÇA PELO SUL E SE ESPALHA AO CENTRO-OESTE E SUDESTE

Uma massa de ar frio intenso atinge a Região Sul do Brasil neste fim de semana, provocando temperaturas negativas e geada especialmente em áreas de serra e planalto do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Segundo a Climatempo, as mínimas podem ficar abaixo de zero, com geadas amplas entre a noite de sexta (18) e a manhã de domingo (20).

Nas capitais, Porto Alegre inicia a sexta-feira com 4°C e terá máxima de 17°C no sábado. Florianópolis deve registrar mínimas de 9°C no sábado e 12°C no domingo, enquanto Curitiba terá mínimas de 4°C e 6°C nos dois dias, com máximas abaixo dos 21°C.

Rajadas de vento entre 70 e 90 km/h são esperadas no litoral e interior do RS e SC, diminuindo gradativamente durante o dia. O ar frio também avança para o Mato Grosso do Sul, com chance de geadas pontuais no sul do estado e queda de temperaturas em Campo Grande. No Mato Grosso, o frio chega mais brando, com sensação de alívio nas altas temperaturas recentes.

No Sudeste, o frio começa a ser sentido na noite de sexta e madrugada de sábado, principalmente no sul e leste de São Paulo, sul de Minas Gerais e Serra Fluminense. As mínimas devem ficar em torno de 10°C em São Paulo e 11°C no Rio de Janeiro, com madrugadas frias mantendo o clima ameno até pelo menos segunda-feira (22).

No Espírito Santo e norte de Minas, a queda nas temperaturas é mais discreta, com ar seco que potencializa o contraste térmico entre manhãs frias e tardes ensolaradas. Já no Norte, a incursão de ventos frios alivia o calor no Acre e Rondônia, enquanto outras áreas seguem com calor e risco de temporais no norte do Amazonas, Roraima e Amapá.

No Nordeste, o interior permanece quente e seco, especialmente no sertão e agreste, enquanto a faixa litorânea do sul da Bahia até Alagoas registra pancadas de chuva. No Ceará, o sol predomina com chuvas rápidas à tarde no litoral.

A partir de segunda-feira, a massa de ar polar começa a se afastar para o oceano, com gradual elevação das temperaturas. A capital paulista, que já teve a primeira quinzena de julho mais fria em uma década, seguirá com madrugadas frias nos próximos dias, mantendo a sensação de inverno mais rigoroso do que o habitual.

Texto/Fonte: G1