O Governo de Mato Grosso recebeu interesse de pelo menos seis confederações esportivas para realizar etapas de campeonatos nacionais e internacionais no Estado já em 2026. As tratativas tiveram início durante a COBExpo25, maior feira de esportes olímpicos da América Latina, realizada em São Paulo entre os dias 24 e 28 de setembro.
Entre as modalidades que demonstraram interesse estão futsal, skate, triátlon, golfe, atletismo, xadrez e kickboxing. Os eventos poderão ser realizados em locais como o Parque Novo Mato Grosso, o Palácio das Artes Marciais recém-inaugurado e o Complexo Arena Pantanal.
O Parque Novo Mato Grosso, em construção pelo governo, será um espaço multiuso com pistas para automobilismo, bicicross, motocross, skate, vôlei, futebol de areia e wakeboard. O presidente da Confederação Skate Brasil, João Vicente Scarpin, destacou que pretende usar as pistas do parque para realizar provas de patins freestyle, scooter, skatecross e maratonas de patins, planejando um campeonato de duas semanas com formação de base e capacitação de profissionais.
O coordenador de BMX da Confederação Brasileira de Ciclismo, João Rauber, afirmou que a infraestrutura do parque é inédita no país e promete receber etapas do Campeonato Brasileiro, atraindo atenção de entidades que buscam locais adequados para competições.