Foto: MTUOL
Quinta, 08 de agosto de 2024 - 09:15:57
Mato Grosso Enfrenta 18 Incêndios Florestais com Apoio de Mais de 120 Brigadistas
Mato Grosso Enfrenta 18 Incêndios Florestais
com Apoio de Mais de 120 Brigadistas

Mato Grosso tem enfrentado uma série de incêndios florestais devido ao tempo seco e à ausência de chuvas. Até esta quarta-feira (7), foram registrados 18 focos de incêndio em diferentes regiões do estado, sendo combatidos por 124 brigadistas do Corpo de Bombeiros.

A operação conta com o suporte de três aviões, 34 viaturas, incluindo caminhões-pipa e caminhonetes, além de nove máquinas para a construção de aceiros e um barco.

No Pantanal, 56 bombeiros estão atuando em várias áreas, como a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Sesc Pantanal, em Barão de Melgaço, e em locais como Porto do Triunfo e Fazenda Cambarazinho, em Poconé. O combate também ocorre em regiões próximas à divisa com a Bolívia, em Cáceres, e Mato Grosso do Sul, na Fazenda Belica. Nessa região, as equipes contam com dois aviões, 12 viaturas, nove máquinas e uma embarcação.

Além dos bombeiros, a operação no Pantanal inclui a colaboração de funcionários da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), membros da Defesa Civil, brigadistas do ICMBio e Ibama, e apoio das Forças Armadas.

Em Cuiabá, 13 bombeiros estão atuando na região da MT-251, conhecida como Estrada de Chapada, e no Distrito da Guia, com o apoio de quatro viaturas. Já na Serra Ricardo Franco, em Vila Bela da Santíssima Trindade, 13 bombeiros estão combatendo focos de incêndio com o auxílio de um caminhão-pipa e cinco caminhonetes.

Outras frentes de combate estão em andamento na Serra do Patrimônio, em Pontes e Lacerda, na Fazenda Casa Branca, em Paranaíta, e na APA Nascente do Rio Paraguai, em Diamantino, entre outros locais críticos.

As ações continuam intensas, buscando conter os incêndios e proteger as áreas naturais e propriedades afetadas pelas chamas.

Texto/Fonte: Fonte: Redação MTUOL com informações da Primeira Página