Foto: Divulgação
Friday, 11 de July de 2025 - 15:10:28
Mato Grosso entrega quase 1.800 coletes balísticos para policiais penais com investimento de R$ 3,7 milhões
SECRETARIA DE JUSTIÇA INVESTE EM SEGURANÇA PARA POLICIAIS PENAIS EM MATO GROSSO

A Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) realizou, no primeiro semestre de 2025, a entrega de 1.787 coletes balísticos aos policiais penais do Sistema Penitenciário de Mato Grosso. Com investimento total de R$ 3,732 milhões, a ação garante que todos os agentes penitenciários estejam equipados com o dispositivo essencial para proteção em suas operações diárias.

O secretário de Justiça, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, destacou que a aquisição faz parte do projeto de valorização dos policiais penais e reforça o papel desses profissionais no combate às facções criminosas dentro das unidades prisionais, por meio do programa Tolerância Zero.

“Os coletes garantem mais segurança nas frequentes operações, seja em escoltas, monitoramento ou intervenções em situações críticas como rebeliões e tentativas de fuga. Valorização e trabalho em equipe são fundamentais para superar os desafios enfrentados”, afirmou o secretário.

Além da distribuição aos agentes das unidades prisionais, os coletes também foram entregues às gerências especializadas, coordenadorias e ao corpo de guarda da Sejus. Aqueles que estavam próximos do prazo de validade foram substituídos para garantir a eficácia do equipamento.

Segundo o coordenador de Armamento e Logística Penitenciária, Dilton Júnior, cada colete possui um prazo de validade de cinco anos, e a política da Sejus é evitar que os policiais trabalhem com equipamentos vencidos. Ele ressaltou que a entrega dos coletes representa um marco na carreira dos policiais penais, proporcionando mais segurança e reconhecimento para a categoria.

Este investimento é parte do esforço contínuo do governo de Mato Grosso para fortalecer a segurança operacional dentro do sistema penitenciário, protegendo a vida dos servidores e assegurando um ambiente mais seguro para todos.

Texto/Fonte: Secom MT