Uma comitiva de Mato Grosso visitou, nesta segunda-feira (16.6), a sede da Seul Topis (Seul Transport Operation and Information Service), na capital sul-coreana, para conhecer um dos sistemas de mobilidade urbana mais avançados do mundo. O modelo é reconhecido pela integração entre os modais, monitoramento do trânsito em tempo real, eficiência na operação e controle ambiental.
O governador Mauro Mendes ressaltou a importância da visita para a adaptação das melhores práticas à realidade mato-grossense. "Seul é referência mundial na integração e rapidez, com soluções eficazes para problemas comuns no Brasil. Conhecer essa realidade é essencial para aprimorarmos nossos sistemas", afirmou.
O sistema coreano conecta diferentes modais — táxis, metrô, ônibus, bicicletas alugadas e carros autônomos em fase de teste — e oferece um controle rigoroso do tráfego e da emissão de poluentes. São 64 empresas de ônibus que atendem cerca de 8 milhões de habitantes, dos quais 60% utilizam o transporte público.
An Youngjin, representante da Topis, explicou que o governo de Seul monitora em tempo real toda a frota para direcionar veículos, gerenciar rotas e intervir quando necessário. O sistema ainda informa a disponibilidade de táxis e bicicletas em cada região, otimizando o atendimento à população.
Além disso, o monitoramento automatizado de infrações registra e notifica proprietários, e fiscaliza a circulação de veículos conforme as políticas ambientais locais. Desde a implantação, nenhuma irregularidade foi registrada quanto a veículos proibidos de circular.
A delegação mato-grossense, que inclui deputados, secretários estaduais, representantes do Tribunal de Contas e da Embaixada do Brasil, busca implementar em Mato Grosso o BRT com sistema integrado e seguro, garantindo melhor gestão do transporte e conforto aos usuários.