Foto: PJC
Sexta, 15 de março de 2024 - 09:45:58
Mato Grosso: Operação Nacional Átria: Polícia Civil de MT prende 47 autores de violência doméstica e alcança 1,4 mil pessoas com ações educativas
Mato Grosso: Operação Nacional Átria
Polícia Civil de MT prende 47 autores de violência doméstica

Nos primeiros oito dias da Operação Nacional Átria em Mato Grosso, a Polícia Civil obteve resultados significativos no combate à violência doméstica. Foram realizadas 47 prisões de autores de crimes dessa natureza e ações educativas que atingiram quase 1,4 mil pessoas. Além disso, 340 vítimas mulheres foram atendidas durante as atividades.

A Operação Átria, organizada pela Coordenadoria de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e Vulneráveis da Polícia Civil, concentra esforços em diversas frentes: apoio e orientação às vítimas, investigação e responsabilização dos agressores, e ações de conscientização.

As atividades da operação abrangem todas as 15 regionais da Polícia Civil e incluem visitas às mulheres assistidas pelo programa Ser Família Mulher, idealizado pela primeira-dama de Mato Grosso, Virgínia Mendes, que oferece auxílio-moradia a vítimas de violência doméstica em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

A coordenadoria responsável pela organização das atividades da operação tem como objetivo promover o alinhamento de políticas públicas e ações preventivas no combate à violência doméstica e familiar. Subordinada à Diretoria-Geral Adjunta, essa unidade busca interiorizar a qualificação no atendimento às vítimas e desenvolver conscientização e prevenção em todos os municípios de Mato Grosso.

De acordo com a coordenadora, delegada Jannira Laranjeira, a unidade também atuará na criação de indicadores e mapeamentos para entender as realidades e necessidades das delegacias especializadas e núcleos de atendimento especializado no estado, além de acompanhar as redes de atendimento, proteção e controle social.

A Operação Átria, planejada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, foi deflagrada em todo o país no dia 1º de março e tem como propósito central combater a violência doméstica em todas as suas formas, promovendo a segurança e o bem-estar das mulheres e demais grupos vulneráveis.

Texto/Fonte:
Galeria de imagens desta notícia