A Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (Ager-MT) terá 14 trabalhos técnicos aprovados para o XIV Congresso Brasileiro de Regulação, promovido pela Associação Brasileira de Agências Reguladoras (ABAR). A participação reforça o destaque da instituição no cenário nacional, com 13 apresentações orais e um pôster.
O congresso, considerado o maior e mais relevante espaço de discussão sobre regulação no Brasil, reúne especialistas, representantes de agências reguladoras e do setor privado para debater os desafios do setor. A edição de 2025 será realizada entre os dias 26 e 28 de novembro, no Rio de Janeiro.
No total, a comissão avaliadora selecionou 355 trabalhos técnicos, sendo 305 para apresentação oral e 50 em formato pôster. O aumento da participação da Ager-MT demonstra a evolução da agência em capacidade e maturidade regulatória, segundo o presidente regulador Luis Nespolo. “O crescimento de trabalhos técnicos inscritos e aprovados a cada ciclo de congressos bienais evidencia claramente essa evolução”, afirmou.
Na edição anterior, em 2023, a Ager teve cinco trabalhos aprovados e conquistou o primeiro lugar na premiação nacional com o projeto “Operação Tudo às Claras”, uma iniciativa coordenada em parceria com sete órgãos e entidades públicas de Mato Grosso.
Entre os temas que serão abordados pela autarquia neste ano estão energia elétrica, eólica e solar; transporte em todos os modais; ouvidoria; aspectos jurídicos; comunicação pública, entre outros. A lista completa dos trabalhos selecionados será divulgada oficialmente pela Ager-MT.