O Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgou os dados do anuário de segurança referentes ao ano de 2024, apontando os principais indicadores de violência no Brasil, incluindo homicídios dolosos, latrocínios, lesões corporais seguidas de morte e mortes decorrentes de intervenção policial.
Mato Grosso não possui nenhuma cidade entre as 10 com maior número de mortes violentas intencionais. No ranking nacional de cidades mais violentas, lideram municípios do Nordeste, como Maranguape (CE), Jequié (BA) e Juazeiro (BA). Das 20 cidades mais violentas, 16 estão localizadas na região Nordeste.
No levantamento por estados, Mato Grosso apresentou redução de 3% na taxa de violência, passando de 30,8 para 29,8 mortes violentas intencionais por 100 mil habitantes em 2024, posicionando-se na 7ª colocação nacional. O Amapá lidera o ranking com taxa de 45,1, seguido pela Bahia, Ceará e Pernambuco.
Além disso, o estado se destacou entre os maiores investidores em segurança pública, ocupando o 5º lugar no país. No Centro-Oeste, Mato Grosso ficou em 2º lugar no volume de recursos destinados, aumentando os investimentos de R$ 3,9 bilhões em 2023 para R$ 4,2 bilhões no ano passado.
O governador Mauro Mendes lançou em 2024 o programa “tolerância zero” contra facções criminosas, que tem contribuído para a redução dos índices de criminalidade no estado, por meio de ações intensivas de repressão ao crime organizado.
Esses dados mostram que Mato Grosso avança no combate à violência, ao mesmo tempo em que reforça o compromisso com a segurança da população por meio de investimentos e políticas públicas efetivas.