Foto:
Quinta, 11 de junho de 2020 - 11:42:00
Mauro chama Emanuel de "malandro" e cobra destinação de R$ 41 mi para Covid
CLIMA TENSO
Governador reafirmou que prefeito de Cuiabá não abriu 1 leito de UTI apesar de ter recebido verba do MInistério da Saúde

O governador Mauro Mendes (DEM) chamou o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) de “malandro” ao comentar sobre as Unidades de Terapia de Intensiva (UTI), que, segundo ele, não foram acrescentadas ao sistema de saúde municipal. Em entrevista ao programa Opinião (TV Pantanal 22) por telefone, o chefe do Executivo Estadual disse o prefeito cuiabano “fala muito”, ao invés de trabalhar pela capital. 

“Nesse período de pandemia o que me chateou e me deixou muito irritado foi a conversa a fiada. O prefeito Emanuel Pinheiro, com todo respeito, é um malandro te carteirinha. Ele fala muito e não trabalha”, disparou. 

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), o fato da prefeitura não ter disponibilizado esses leitos ocasionou o colapso do sistema de saúde do Estado, que teria esgotado as vagas de UTIs nos hospitais estaduais. 

Diante disso, Mendes cobrou explicações sobre a aplicação da verba recebida pela prefeitura de Cuiabá para a abertura dos novos leitos. “Recebeu R$ 41 milhões para o Covid e não abriu um leito novo de UTI em Cuiabá e fica com essa conversa fiada. Fica jogando palavras ao vento. Mas eu quero saber onde estão os leitos de UTI e o que foi feito com o dinheiro”, complementou. 

O chefe do Paiaguás citou ainda que a saúde da cidade está em caos e voltou a colocar em xeque a finalidade que o município teria dado ao dinheiro para o combate ao novo coronavírus. “Hoje rolou na imprensa denúncia de médico no pronto-socorro, que falta tudo. Lá no São Benedito, não abriu nenhuma UTI. Isso me deixa como cidadão e como governador extremamente preocupado, porque a nossa população não merece isso. Um prefeito que fica com malandragem, mentindo, e sabe-se lá fazendo o que com esse dinheiro, que deveria ser aplicado no combate ao coronavírus”, disse. 

Segundo ele, Cuiabá tem contrato com o Governo Federal por ser administração plena da Saúde. Irritado, o gestor Estadual lembrou que a atual gestão em Cuiabá, inclusive, fechou hospitais.

“Um desses hospitais é a Santa Casa, que foi fechada. A prefeitura não administrou direito, não deu conta do recado, e aí o Governo do Estado teve que ir lá e abrir novamente para não deixar penalizar a população”, completou. 

A prefeitura de Cuiabá nega as acusações e garante que possui os leitos UTI disponíveis para atender pacientes com Covid-19, no antigo Pronto Socorro e o Hospital São Benedito.
 

 

 

Texto/Fonte: