O governador Mauro Mendes (União) culpou o Código Penal Brasileiro por Sorriso (420 km de Cuiabá) estar entre as 10 cidades mais violentas de todo o Brasil. Para ele, o Governo faz o seu papel, mas “a lei é frouxa” e enquanto não mudar, o Estado vai ficar “enxugando gelo”.
A fala de Mauro vem após a divulgação do 17º Anuário Brasileiro de Segurança Pública. O levantamento colocou Sorriso na 6ª posição das mais violentas de todo o Brasil, tendo 70,5 homicídios a cada 100 mil habitantes. A cidade do nortão é a única de Mato Grosso entre as 50 mais violentas do país.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
“O Governo toma medidas todos os dias, mas todos sabem que ali [Sorriso], é bandido matando bandido. O Governo está prendendo, pode ver a quantidade de operações que a Polícia Civil fez esse ano em cima das facções criminosas. O Governo tá fazendo o seu papel”, salienta Mauro.
Leia mais - Sorriso é classificada como a 6ª cidade mais violenta do Brasil em 2022
O governador acrescentou que a lei brasileira é frouxa para combater o crime. “Tanto que nos últimos 40 anos do Brasil, todos os indicadores de criminalidade aumentaram e pioraram no Brasil ao longo de 40 anos. Enquanto não mudar a lei a gente vai ficar enxugando gelo, o Governo vai ficar enxugando todo dia gelo”, completou.
Essa não é a primeira vez que Mauro Mendes endossa a voz contra o Código Penal Brasileiro. Durante entrega de equipamentos para as Forças de Segurança em março deste ano, o governador cobrou “coragem” do Congresso Nacional para atualizar a legislação com foco nas atividades das organizações criminosas que se espalharam por todo o país e por Mato Grosso.
“Qualquer cidadão pode observar em todo o Brasil o crime organizado tem crescido sistematicamente. Eu espero que o Congresso Nacional tenha a coragem de fazer uma lei que possa ajudar a realmente mudar essa trajetória”, disse na época.
“Agora, eu acho que a lei brasileira é frouxa. A lei brasileira não está atualizada para combater este não tão recente tipo de organização, que já tem algumas décadas no Brasil, e isso tem proliferado não só em Mato Grosso, mas em todo o Brasil”, completou.
Anuário
O 17º Anuário Brasileiro de Segurança Pública foi divulgado na última quinta-feira (20). O estudo mostrou que Sorriso é a 6ª cidade mais violenta de todo o Brasil, com uma taxa de 70,5 homicídios a cada 100 mil habitantes.
À frente de Sorriso estão: Jequié (BA), com 88,8 homicídios a cada 100 mil habitantes; Santo Antônio de Jesus (BA) - 88,3 homicídios por 100 mil habitantes; Simões Filho (BA) 87,4 homicídios por 100 mil habitantes; Camaçari (BA) 82,1 homicídios por 100 mil habitantes; e Cabo de Santo Agostinho (PE) 81,2 homicídios por 100 mil habitantes.
Os dados se baseiam em informações fornecidas pelas secretarias de segurança pública estaduais, pelas polícias civis, militares e federal, entre outras fontes oficiais da área da segurança pública.
O Anuário é realizado desde 2007 e passou a fazer a série de homicídios a partir de 2011. A publicação é considerada uma importante ferramenta para a transparência e a prestação de contas na área.