O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, anunciou nesta quarta-feira (2) o congelamento do valor do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) para o ano de 2025. A medida visa beneficiar milhares de produtores rurais do estado, especialmente em um ano de crescimento na produção agrícola.
O anúncio foi feito em conjunto com o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja/MT), Lucas Beber, e outros membros da diretoria da entidade. Segundo o governador, o pedido partiu não apenas da Aprosoja, mas também de diversos setores envolvidos no pagamento do Fethab.
“Vamos registrar um aumento da produção este ano e, por isso, podemos contribuir mantendo o valor do Fethab congelado. Isso permitirá que o governo continue realizando importantes investimentos em infraestrutura para melhorar a logística do estado, que é fundamental para Mato Grosso”, afirmou Mauro Mendes.
O governador destacou ainda que, desde o início de sua gestão, 100% da arrecadação do Fethab tem sido investida em infraestrutura e habitação, o que não ocorria desde a criação do fundo, há mais de 20 anos. Além disso, o governo aporta recursos próprios para ampliar esses investimentos.
“Temos hoje o maior programa de infraestrutura do país, e ele seguirá sem nenhuma paralisação”, complementou o gestor.
Lucas Beber, presidente da Aprosoja, agradeceu a sensibilidade do governador diante das dificuldades enfrentadas pelos produtores, especialmente devido à queda dos preços das commodities nos últimos dois anos. Ele ressaltou que o pedido contou também com o apoio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.
Por fim, o governador informou que o projeto de lei para oficializar o congelamento será encaminhado à Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) para análise e aprovação.