Foto: Divulgação
Wednesday, 02 de July de 2025 - 15:42:16
Mauro Mendes confirma manutenção do valor do Fundo de Transporte e Habitação para apoiar a agricultura
GOVERNO DE MT ANUNCIA CONGELAMENTO DO FETHAB PARA 2025 EM BENEFÍCIO AOS PRODUTORES

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, anunciou nesta quarta-feira (2) o congelamento do valor do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) para o ano de 2025. A medida visa beneficiar milhares de produtores rurais do estado, especialmente em um ano de crescimento na produção agrícola.

O anúncio foi feito em conjunto com o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja/MT), Lucas Beber, e outros membros da diretoria da entidade. Segundo o governador, o pedido partiu não apenas da Aprosoja, mas também de diversos setores envolvidos no pagamento do Fethab.

“Vamos registrar um aumento da produção este ano e, por isso, podemos contribuir mantendo o valor do Fethab congelado. Isso permitirá que o governo continue realizando importantes investimentos em infraestrutura para melhorar a logística do estado, que é fundamental para Mato Grosso”, afirmou Mauro Mendes.

O governador destacou ainda que, desde o início de sua gestão, 100% da arrecadação do Fethab tem sido investida em infraestrutura e habitação, o que não ocorria desde a criação do fundo, há mais de 20 anos. Além disso, o governo aporta recursos próprios para ampliar esses investimentos.

“Temos hoje o maior programa de infraestrutura do país, e ele seguirá sem nenhuma paralisação”, complementou o gestor.

Lucas Beber, presidente da Aprosoja, agradeceu a sensibilidade do governador diante das dificuldades enfrentadas pelos produtores, especialmente devido à queda dos preços das commodities nos últimos dois anos. Ele ressaltou que o pedido contou também com o apoio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Por fim, o governador informou que o projeto de lei para oficializar o congelamento será encaminhado à Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) para análise e aprovação.

Texto/Fonte: Secom MT