Foto: Divulgação
Wednesday, 23 de April de 2025 - 15:00:55
Mauro Mendes critica entraves legais e destaca avanços para tornar Estado mais competitivo
GOVERNO DE MT DEFENDE EFICIÊNCIA CONTRA BUROCRACIA

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, defendeu nesta segunda-feira (22) que o Estado, os poderes públicos e o setor produtivo unam esforços para combater a burocracia e promover maior eficiência na gestão pública. A fala foi feita durante o lançamento do projeto “Custo Mato Grosso”, parte do Movimento Mato Grosso Competitivo, formado por diversas entidades públicas e privadas.

Segundo Mauro, o excesso de regras e leis impede o país de avançar economicamente. Ele comparou a evolução do PIB brasileiro e chinês nas últimas cinco décadas para ilustrar o atraso. “Em 1975, o Brasil e a China tinham PIBs semelhantes. Hoje, a China tem uma economia quase nove vezes maior. Enquanto lá se anda a 100 km/h, aqui avançamos a 20”, afirmou.

O governador também criticou a estagnação de projetos como as Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs). “A ideia surgiu no Brasil há quase 40 anos, inspirada na China. Hoje, temos apenas quatro, sendo que só duas funcionam. A China tem 2,5 mil”, destacou, citando a ZPE de Cáceres como uma das poucas ativas.

Mauro citou ainda ações do governo estadual para reduzir entraves, como bonificações por desempenho para servidores, cortes em mais de 140 taxas e impostos, e melhorias na educação. “Saímos da 22ª para a 8ª melhor educação do país e reduzimos o absenteísmo de 7% para pouco mais de 1%”, ressaltou.

O evento contou com a presença de deputados estaduais e outras autoridades.

Texto/Fonte: Só Notícias